
O Tight-pipe é um sistema de reparo de tubulações em dupla calha bipartida (Double Sleeve), instalado de forma simples com o auxílio de um dispositivo de compressão, podendo estancar o vazamento em poucos minutos. Após garantir a estanqueidade, o produto pode ser soldado em momento oportuno, tornando-se um reparo permanente, em conformidade com a norma ASME PCC-2.
A principal função do Tight-pipe é mitigar danos e restabelecer a integridade estrutural do sistema, sendo especialmente crucial para o setor industrial e de petróleo e gás, incluindo plataformas offshore. Essa solução inovadora se destaca no mercado global pela ausência de reparos classificados como definitivos que, também, evitam problemas como a propagação de corrosão por fresta e corrosão galvânica.

Não fique para trás
Versatilidade: O Tight-pipe é uma solução versátil, disponível para diferentes tamanhos e diâmetros de tubulação. O sistema de vedação, ainda, pode ser customizado para se adequar a diferentes contextos de reparo.
Geometrias Complexas: O design customizado permite o reparo de regiões onde as calhas convencionais são inviáveis devido à configuração geométrica. Isso inclui juntas próximas a curvas, flanges e derivações em T.
Diferentes tipos de reparo, que se adequam a diferentes trechos de tubulação:
Reparo reduzido: desenvolvido em parceria com a Petrobras, sua dimensão foi projetada somente para cobrir danos nas juntas soldadas em trecho retos, curvas e acessórios. (Certificado DNV)
Reparo para trechos retos: Com comprimento inicial de 100mm, podendo chegar a 500mm padrão de tabela. Pode ser produzido com comprimento maior conforme necessidade do cliente.
Reparo para acessórios: Projetado conforme acessórios normatizados pelas normas de fabricação vigentes. Acessórios com geometrias diferentes ou modificados devem ser requeridos como reparo customizado.
Reparos engenheirados: Projetados conforme a necessidade do cliente para trechos e acessórios com modificações, sendo esses: Curvas, Ts, Weldolets, flanges e reduções.
Reparo subsea: Projetado para atender os equipamentos subsea. Esse reparo é fabricado de forma customizada para atender diversas especificações.
O sistema de vedação dos reparos pode variar conforme o tipo de fluido e temperatura de trabalho. Ele garante que não haja uma corrosão por fresta ou eletroquímica. O reparo fica protegido, impedindo contato com a parte contaminada da tubulação ou equipamento e garantindo sua integridade, além de proteger o equipamento danificado por corrosão tendo em vista que este passa a não ter contato com a superfície externa, inibindo a propagação da corrosão.
Componentes Chave da Inovação – Patentes Exclusivas:
Dupla Calha Bipartida: O reparo é fabricado em duas metades para encapsular a área danificada.
Sistema de Vedação Incorporado: Inclui a interposição de um vedante polimérico e um isolante térmico entre o reparo e a tubulação. O vedante garante a estanqueidade do fluido (contendo vazamentos, se houver), e o isolante térmico protege o vedante do calor gerado durante a soldagem.
Mata Junta (Backing): A geometria de encaixe das duas partes da calha cria um ressalto que funciona como backing para a solda longitudinal. Este recurso impede a penetração da solda no corpo da tubulação e protege o polímero vedante do calor, dispensando a exigência de exames volumétricos (como o ultrassom) na solda longitudinal. O sistema evita também o estrangulamento da tubulação em casos de tubulação com baixa espessura de parede.
Outras informações relevantes…
Certificações: A solução do Tight-pipe já foi testada para os mais diferentes contextos, em conformidade com as normas aplicáveis da indústria, e obteve a certificação DNV para aplicação de reparos reduzidos, de 40 a 50mm:
ASME PCC-2 (Artigo 206): O sistema foi desenvolvido em total conformidade com a norma ASME PCC-2, Repair of Pressure Equipment and Piping. O Artigo 206 trata especificamente de luvas de reforço de aço de envolvimento total (Full Encirclement Steel Reinforcing Sleeves for Piping).
ASME B31.3 e B31.4 (códigos de construção): O projeto e os cálculos do TIGHT-PIPE consideram os critérios de projeto mais conservadores, em linha com a norma ASME B31.3 (Process Piping) e ASME B31.4.
API 1104 (soldagem em serviço): Para aplicações em linhas em operação, a qualificação do procedimento de soldagem é respaldada pela API Standard 1104, Anexo B.






























